Quem são os Wajãpi

Antes de fazer contato com a Funai e com outros não-índios, nosso território era muito maior. Nos não ficávamos preocupados em proteger o nosso território contra invasores do território, nem com formação, nem com doenças que hoje em dia pegamos na cidade e nem com a poluição do ambiente. Não imaginávamos que nossa terra ia ser demarcada.

Agora nossa terra está demarcada com 607.000 ha, homologada e registrada. Temos 49 aldeias que estão espalhadas pela nossa terra, no centro e nos seus limites. A nossa população é de aproximadamente 950 pessoas. Na Guiana Francesa, no alto rio Oiapoque, vivem mais 1.100 Wajãpi.

Desde nossos antepassados, temos nossa política. Para nós, Wajãpi, existem vários chefes tradicionais, esses chefes é que organizam as comunidades locais para fazerem as coisas. Eles são os mais sabidos e por isso autorizam e chamam a comunidade para fazer atividades cotidianas, organizam bem as festas grandes e festas pequenas. Eles também orientam as pessoas para visitar outros grupos locais, para receber bem o pessoal de outro grupo. Hoje existem muitas conversas entre chefes para trocar idéias e experiências. São eles que escolhem o lugar certo para fazer aldeia. Fazem o planejamento do futuro. Antes, eram eles quem organizavam as brigas com os inimigos.

Para saber mais: