Ações de Fortelecimento Cultural

Com apoio da Petrobras, do IPHAN, da UNESCO e também do LASA, do NHII-USP e do Museu do Indio - Funai, são realizadas atividades do Plano de Salvaguarda do Patrimonio Imaterial Wajãpi, que apóia o trabalho e a formação de uma turma de 19 pesquisadores wajãpi, que fazem registros de aspectos de seu patrimonio cultural, preparam publicações e exposições. Esse trabalho inclui o levantamento, a organização e a discussão dos conhecimentos tradicionais voltados ao manejo das roças e dos recursos da floresta. Esse trabalho de valorização cultural é muito importante para o planejamento de um plano de gestão ambiental da Terra Indígena. Já existem alguns trabalhos publicados e distribuídos nas aldeias, sobre as roças, sobre conhecimentos sobre a floresta, os cuidados com a saúde, a alimentação, etc. e muitos outros estão sendo feitos pelos pesquisadores wajãpi.

Hoje em dia, muitos jovens não estão interessados em aprender conhecimentos dos nossos antepassados, que estão na cabeça dos mais velhos. Eles têm vergonha de praticar os conhecimentos dos Wajãpi, só valorizando o conhecimento dos não-índios. Se continuar assim, no futuro esses conhecimentos vão se perder. Para não acontecer isso, temos que fazer pesquisas com os mais velhos, registrar e também experimentar e utilizar esses conhecimentos. Quando os pesquisadores começam a praticar os conhecimentos, outros jovens vão aprender.

Os jovens precisam aprender bem os conhecimentos tradicionais para mostrar para as suas aldeias – e também para os não-índios – que nossa cultura tem muito valor. Se os jovens não conhecem bem a nossa cultura, não vão conseguir explicar para os não-índios e fazer eles respeitarem o nosso jeito de viver. Por isso, os trabalhos feitos pelos pesquisadores devem continuar. São esses trabalhos que vão ajudar no planejamento e na gestão ambiental da Terra Wajãpi.

Em 2009, vai ser inaugurado o nosso Centro de Formação e Documentação Wajãpi, construído com apoio da Petrobrás. Nos vamos poder melhorar nossos trabalhos de valorização cultural e fazer muitas atividades novas no Centro.